Experiências da Liga Acadêmica de Ensino de Física em Coari
Resumo
O artigo apresenta a trajetória e as contribuições da Liga Acadêmica de Ensino de Física (LAEF) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), criada em 2023 no Instituto de Saúde e Biotecnologia, em Coari (AM). A iniciativa surge em resposta aos desafios estruturais e formativos enfrentados pelo ensino de Física na educação básica, especialmente na região amazônica, marcada pela escassez de professores licenciados e pela carência de infraestrutura laboratorial. O estudo tem como objetivo relatar e analisar as atividades da LAEF entre 2023 e 2025, evidenciando seu papel na integração entre ensino, pesquisa e extensão. A metodologia adotada consiste em análise documental e descritiva das ações realizadas, incluindo projetos de popularização da ciência, experimentação de baixo custo e formação docente. Os resultados indicam a consolidação de uma estrutura organizacional participativa, o fortalecimento da identidade estudantil e o impacto positivo das ações extensionistas na formação de futuros professores. Conclui-se que a LAEF representa um espaço inovador de aprendizagem e engajamento social, capaz de articular teoria e prática e contribuir para a valorização da educação científica na Amazônia.
Palavras-chave: Ensino de Física; Formação docente; Extensão universitária; Popularização da ciência; Amazônia.
Abstract
The article presents the trajectory and contributions of the Academic League for Physics Teaching (LAEF) at the Federal University of Amazonas (UFAM), established in 2023 at the Institute of Health and Biotechnology in Coari (AM). This initiative emerged in response to the structural and formative challenges faced by physics education in Brazilian basic education, particularly in the Amazon region, marked by a shortage of qualified teachers and limited laboratory infrastructure. The study aims to report and analyze LAEF’s activities between 2023 and 2025, highlighting its role in integrating teaching, research, and extension. The adopted methodology involves a documentary and descriptive analysis of its actions, including science popularization projects, low-cost experimental practices, and teacher training initiatives. The results indicate the consolidation of a participatory organizational structure, the strengthening of student identity, and the positive impact of extension activities on future teacher training. It is concluded that LAEF represents an innovative space for learning and social engagement, capable of articulating theory and practice while contributing to the appreciation of scientific education in the Amazon region.
Keywords: Physics teaching; Teacher training; University extension; Science outreach; Amazon.
Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) – Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
ISSN: 3086-1160 • recsa@ufam.edu.br
Todos os conteúdos estão licenciados sob Creative Commons CC-BY 4.0