
Revista de Educação, Ciências e Sociedade na Amazônia (RECSA)
A Revista de Educação, Ciências e Sociedade na Amazônia (RECSA) divulga estudos e relatos sobre ensino, extensão, experimentação e divulgação científica na Amazônia.
Submeter manuscrito
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Editorial de apresentação do dossiê, situando objetivos, organização e a relevância das Ligas Acadêmicas de Ensino
para a formação cidadã e a integração ensino–pesquisa–extensão na universidade pública amazônica.
Dossiê das Ligas Acadêmicas
Tayson B. Gomes; Fernando A. Luz
RECSA, 2025, v.1, p. 04–09. DOI: 10.5281/zenodo.17081115
Publicado em: 08 set 2025
Sequência didática multidisciplinar sobre polinização e conservação da biodiversidade para o ensino médio (BNCC EM13CNT206), integrando Biologia, Química, Física e atividades experimentais e lúdicas. Evidencia ganhos de compreensão e aceitação dos estudantes, destacando a urgência da preservação das abelhas.

Klenicy K. L. Yamaguchi; Salatiel da R. Gomes
RECSA, 2025, v.1, p. 10–16. DOI: 10.5281/zenodo.17081132
Publicado em: 08 set 2025
Panorama do papel e das tendências das Ligas Acadêmicas de Extensão, com fundamentos, organização e perspectivas. Discute potencial formativo e desafios para consolidar a cultura extensionista na universidade pública.

Jefferson P. de Moraes; Jefferson F. dos Santos
RECSA, 2025, v.1, p. 17–26. DOI: 10.5281/zenodo.17081149
Publicado em: 08 set 2025
Uso do jogo “Batalha Naval” como estratégia para o ensino de plano cartesiano. A abordagem favorece aprendizagem significativa, engajamento e desenvolvimento do pensamento espacial.

Yasmim M. Lima; Janderson M. Silva; Lucas M. Matos; Fernando A. Luz
RECSA, 2025, v.1, p. 27–31. DOI: 10.5281/zenodo.17081170
Publicado em: 08 set 2025
Procedimento simples de detecção de ácido ascórbico em bebidas comerciais, articulando fundamentos de oxirredução, preparo de soluções e mudanças de cor. Baixo custo, alta aplicabilidade escolar.

Salatiel R. Gomes; Marcos T. da Silva
RECSA, 2025, v.1, p. 32–37. DOI: 10.5281/zenodo.17081189
Publicado em: 08 set 2025
Processo de criação e institucionalização de liga acadêmica interdisciplinar em Educação em Saúde, destacando objetivos, estrutura, ações e resultados para a promoção da saúde.

Klenicy K. L. Yamaguchi
RECSA, 2025, v.1, p. 38–47. DOI: 10.5281/zenodo.17081206
Publicado em: 08 set 2025
Sistematização da trajetória da LAEQ na Amazônia: ações formativas, divulgação científica e parcerias, impactos na formação discente e na aproximação universidade–sociedade.

Andreia T. Lira; João V. Machado; Jefferson F. dos Santos; Klenicy K. L. Yamaguchi
RECSA, 2025, v.1, p. 48–52. DOI: 10.5281/zenodo.17081225
Publicado em: 08 set 2025
Ação de divulgação científica em praça pública com experimentos de química, discutindo planejamento, segurança, interação com a comunidade e potencial para popularização da ciência.

Jayllon Henrique Carneiro Carvalho; Tiago Gonçalves Santos
RECSA, 2025, v.1, p. 53–56. DOI: 10.5281/zenodo.17468795
Publicado em: 28 out 2025
Relato (2023–2025) das ações da LAEF/UFAM em Coari (AM), integrando ensino, pesquisa e extensão via popularização da ciência,
experimentação de baixo custo, astronomia e robótica educacional. Evidenciam-se gestão estudantil participativa e impactos positivos
na formação de futuros professores na Amazônia.

Revista de Educação, Ciências e Sociedade na Amazônia (RECSA)
Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) – Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
ISSN: 3086-1160 • recsa@ufam.edu.br
Todos os conteúdos estão licenciados sob Creative Commons CC-BY 4.0
Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) – Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
ISSN: 3086-1160 • recsa@ufam.edu.br
Todos os conteúdos estão licenciados sob Creative Commons CC-BY 4.0