Ligas Acadêmicas em foco: articulação entre ensino, pesquisa e extensão na universidade pública (Editorial)
Resumo
Este editorial apresenta o dossiê “Ligas Acadêmicas de Ensino”, destacando a missão da RECSA de divulgar experiências inovadoras e pesquisas que articulam ensino, pesquisa e extensão no contexto amazônico. O texto contextualiza a evolução das ligas — tradicionalmente vinculadas à saúde — e sua expansão para áreas de formação docente, evidenciando seu papel na construção de saberes profissionais, na experimentação pedagógica e na aproximação entre universidade e sociedade. Sublinham-se a relevância da interdisciplinaridade, o protagonismo estudantil, os impactos formativos e os desafios institucionais (incentivo, financiamento e reconhecimento) para consolidação dessas iniciativas. Ao afirmar a universidade pública como espaço plural e democrático, o editorial convoca ao fortalecimento das ligas, à valorização de práticas extensionistas e à legitimação de experiências transformadoras que contribuam para uma formação socialmente comprometida.
Abstract
This editorial introduces the dossier “Academic Teaching Leagues”, aligning with RECSA’s mission to disseminate innovative experiences and research that interlink teaching, research, and outreach in the Amazonian context. It traces the evolution of academic leagues—originally in health—into teacher education and other fields, underscoring their roles in professional learning, pedagogical experimentation, and university–society engagement. Interdisciplinarity, student protagonism, formative impact, and institutional challenges (support, funding, recognition) are emphasized as conditions for consolidation. Affirming the public university as a plural, democratic space, the editorial calls for strengthening leagues and valuing extension practices that help deliver socially committed education.
Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) – Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
ISSN: 3086-1160 • recsa@ufam.edu.br
Todos os conteúdos estão licenciados sob Creative Commons CC-BY 4.0