Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Ligas Acadêmicas em foco: articulação entre ensino, pesquisa e extensão na universidade pública (Editorial)

1; 2; 3; 4; 5
Revista de Educação, Ciências e Sociedade na Amazônia (RECSA), v. 01, p. 02–03, set. 2025. DOI: 10.5281/zenodo.17081052
Editorial Dossiê Ligas Acadêmicas de Ensino Acesso Aberto (CC BY)
1 Editora-Chefe, ISB/UFAM, Coari–AM, Brasil. ORCID: 0000-0001-7998-410X — Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
2 Coord. de Divulgação, ISB/UFAM, Coari–AM, Brasil. ORCID: 0000-0002-3427-9543 — Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
3 Editor Adjunto, ISB/UFAM, Coari–AM, Brasil. ORCID: 0009-0004-8310-5840 — Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
4 Editor Adjunto, ISB/UFAM, Coari–AM, Brasil. ORCID: 0000-0001-8877-2969 — Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
5 Editor Adjunto, ISB/UFAM, Coari–AM, Brasil. ORCID: 0000-0001-5466-4273 — Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Resumo

Este editorial apresenta o dossiê “Ligas Acadêmicas de Ensino”, destacando a missão da RECSA de divulgar experiências inovadoras e pesquisas que articulam ensino, pesquisa e extensão no contexto amazônico. O texto contextualiza a evolução das ligas — tradicionalmente vinculadas à saúde — e sua expansão para áreas de formação docente, evidenciando seu papel na construção de saberes profissionais, na experimentação pedagógica e na aproximação entre universidade e sociedade. Sublinham-se a relevância da interdisciplinaridade, o protagonismo estudantil, os impactos formativos e os desafios institucionais (incentivo, financiamento e reconhecimento) para consolidação dessas iniciativas. Ao afirmar a universidade pública como espaço plural e democrático, o editorial convoca ao fortalecimento das ligas, à valorização de práticas extensionistas e à legitimação de experiências transformadoras que contribuam para uma formação socialmente comprometida.

Palavras-chave: Ligas Acadêmicas; Ensino; Pesquisa; Extensão; Amazônia.

Abstract

This editorial introduces the dossier “Academic Teaching Leagues”, aligning with RECSA’s mission to disseminate innovative experiences and research that interlink teaching, research, and outreach in the Amazonian context. It traces the evolution of academic leagues—originally in health—into teacher education and other fields, underscoring their roles in professional learning, pedagogical experimentation, and university–society engagement. Interdisciplinarity, student protagonism, formative impact, and institutional challenges (support, funding, recognition) are emphasized as conditions for consolidation. Affirming the public university as a plural, democratic space, the editorial calls for strengthening leagues and valuing extension practices that help deliver socially committed education.

Keywords: Academic leagues; Teaching; Research; Outreach; Amazon.

Publicado: set. 2025
Como citar (ABNT):
YAMAGUCHI, K. K. L.; LUZ, F. A.; SANTOS, J. F.; GOMES, S. R.; SANTOS, T. G. Ligas Acadêmicas em foco: articulação entre ensino, pesquisa e extensão na universidade pública. Revista de Educação, Ciências e Sociedade na Amazônia, v. 01, p. 02–03, set. 2025. DOI: 10.5281/zenodo.17081052.
Licença: Creative Commons Atribuição (CC BY 4.0).
registrado em: ,
Revista de Educação, Ciências e Sociedade na Amazônia (RECSA)
Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) – Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
ISSN: 3086-1160 • recsa@ufam.edu.br
Todos os conteúdos estão licenciados sob Creative Commons CC-BY 4.0
Fim do conteúdo da página